Estratégia

A busca pela valorização das nossas propriedades rurais é o principal elemento de nossa estratégia. Na nossa visão, o valor de uma propriedade rural está relacionado à geração de caixa por unidade de área. Nesse sentido, procuramos maximizar o retorno sobre os nossos investimentos (i) identificando, adquirindo, desenvolvendo e explorando propriedades rurais que acreditamos ter um alto potencial de valorização; (ii) otimizando o rendimento e a produtividade de nossas propriedades rurais por meio da implementação de tecnologia e técnicas agrícolas de excelência; e (iii) gerindo de maneira ativa nosso portfólio de propriedades rurais, norteados pelas seguintes premissas: (a) retorno imobiliário e operacional combinados; (b) diversificação de riscos climáticos e de culturas; (c) alocação eficiente de capital entre investimento e aquisição; e (d) realização de ganhos de capital através da venda seletiva de propriedades rurais já desenvolvidas.

Para atingirmos nossos objetivos, adotamos como estratégia:

Aquisição de propriedades rurais subutilizadas ou não-produtivas, introdução de atividade agrícola e desenvolvimento da sua produtividade e infraestrutura.

Temos como escopo a compra de propriedades rurais subutilizadas ou não-produtivas, a preços atrativos e, ato contínuo, a introdução de atividades agropecuárias cujo desenvolvimento entendemos adequado para atingir a produtividade necessária à sua valorização. Para tanto, (i) transformamos propriedades rurais não-produtivas em pastagens ou implementamos atividades agrícolas, tais como grãos, cana de açúcar, pastagem e floresta; (ii) transformamos pastagens em propriedades rurais adequadas para atividades agrícolas mais produtivas (pastagem para cana de açúcar) e, por fim; (iii) valorizamos propriedades rurais alterando a sua produção, seja no que tange à cultura ou à tecnologia, para atividades agrícolas mais rentáveis. Entendemos que a atividade agrícola é fundamental não somente para o nosso resultado operacional não imobiliário, mas também como vetor da apreciação do valor imobiliário das propriedades rurais.

Buscamos, também, a aquisição de propriedades rurais cujo valor acreditamos que possa ser maximizado pela proximidade de infraestruturas, tais como logística, centros de distribuição, estruturas de armazenagem e polos consumidores. E no caso de aquisição de propriedades rurais desprovidas de tais infraestruturas, quando julgamos adequado, promovemos os respectivos desenvolvimentos dessas infraestruturas.

Aplicação de tecnologias modernas e melhores práticas agrícolas para aumentar a produtividade operacional e valorização de nossas propriedades rurais.

Utilizamos tecnologias modernas e as melhores práticas agrícolas (tais como sementes geneticamente modificadas e de alto rendimento, técnicas de semeadura direta, maquinário, otimização de rendimento da produção através da rotação de cultura, irrigação, uso de fertilizantes e agrotóxicos), conforme o Guia de Boas Práticas Agrícolas da FAO recomenda, com o objetivo de otimizar a produtividade das nossas atividades agrícolas e valorizar nossas propriedades rurais.

Diversificação e gestão ativa do nosso portfólio.

Buscamos minimizar os riscos climáticos e de preços das commodities com uma carteira de propriedades rurais bastante diversificada por regiões e culturas em produção. Buscamos também equilibrar propriedades rurais em distintos níveis de desenvolvimento de maneira a evitar picos e vales na necessidade operacional de desenvolvimento e produção. Desta forma podemos diminuir a volatilidade no nosso fluxo de caixa tanto das operações como das vendas de propriedades rurais.

Avaliamos decisões sobre nossos investimentos e administração de nosso portfólio de propriedades rurais com base em nossa expertise na análise das tendências de mercado no setor do agronegócio. Com estas informações podemos tomar decisões sobre alocação de capital entre aquisições e investimentos para aumento de produção (i.e., picos de preços de commodities favorecem investimentos em aumento de produção), sobre venda de propriedades rurais e sobre a implementação de estratégias de hedge (patrimonial e operacional).